RANKING: Os dez melhores líderes dos Vingadores

alex_ross_the_avengers

Quem manda nos maiores heróis da Terra? Conheça os 10 melhores líderes da equipe através das décadas

Por Eduardo Marchiori

Os Vingadores não possuem a alcunha de “os heróis mais poderosos da Terra” à toa: por suas fileiras já passaram os mais importantes personagens da Marvel de modo que, depois de 50 anos de aventuras, é difícil identificar um herói da editora que não tenha sido membro da equipe, mesmo que por um curto período.

Com a mesma rotatividade de seus membros, os heróis que figuraram na liderança da equipe também marcaram época. Por isso, O Pastel Nerd elege os dez heróis mais capacitados para organizar toda a bagunça e aturar os chiliques da Feiticeira Escarlate ou os ataques de raiva do Hulk. Pobre do Jarvis, que tinha que limpar tudo depois de cada reunião.

Edu 1010) Dr. Druida: foi o líder mais controverso da equipe. Manipulado pela vilã Nebulosa, a neta de Thanos, o Dr. Druida usou seus poderes místicos para influenciar seus companheiros a aceitá-lo como líder em Avengers 295 (1988). Quando ele se recuperou e os heróis escaparam de uma armadilha da vilã, o Dr. Druida foi aceito na equipe e os heróis concordaram em tê-lo como líder – situação que durou um curto (e desastroso) período.

9) Miss Marvel: Logo após a Guerra Civil, os Vingadores se dividiram em pró e contraEdu 09 o registro oficial para super-heróis. Os heróis rebeldes formaram os Novos Vingadores e os heróis registrados viraram os Poderosos Vingadores. Foi esta última equipe que Carol Danvers teve a função de liderar, a partir de Mighty Avengers 1 (2007). Foi uma tarefa árdua, pois ela precisou lidar com uma situação bastante desconfortável, muitas vezes enfrentando seus ex-companheiros e, pra piorar, ainda precisava encabeçar a equipe com o Homem de Ferro dando palpites o tempo todo. Mas a heroína não pediu arrego e provou sua competência e capacidade de liderança em batalhas épicas contra Ultron e Dr. Destino até que veio a Invasão Secreta e desmantelou a equipe (de novo!).

8) Capitã Marvel: Apesar de ser recém-chegada à equipe, Monica Rambeau logo se tornou uma das maiores heroínasEdu 08 dos Vingadores e passou a liderá-los. A primeira aventura da Capitã Marvel como líder dos Vingadores foi em Avengers 279 (1987) e ela provou que, apesar de não ter as mesmas habilidades e poderes do Capitão América, Thor ou da Vespa, nem por isso é menos capaz. Tanto que também se tornou líder de outro grupo, o Nova Onda (hã… bem… sem comparar com os Vingadores, ok?), antes de voltar à nova formação dos Poderosos Vingadores, constituída, em sua maioria, por heróis afrodescendentes.

Edu 077) Visão: Apesar de ser um dos mais antigos e valorosos Vingadores, o Visão só teve a oportunidade de liderar a equipe no momento mais vergonhoso de sua vida cibernética. Foi em Avengers 242 (1984), quando os principais vingadores foram abduzidos para participar das Guerras Secretas e o Visão assumiu a liderança dos heróis que permaneceram na Terra. Nesta ocasião, ele foi dominado pelo computador alienígena ISAAC e se conectou a todos os computadores da Terra, tornando-se uma ameaça. Apesar disso, sua passagem pela cadeira de líder resultou na formação dos Vingadores da Costa Oeste, liderados pelo Gavião Arqueiro.

Edu 066) Patriota de Ferro: Ele pode até ser homicida e psicótico, mas ninguém pode negar que é um grande líder. Norman Osborn trocou a máscara do Duende Verde pela armadura do Patriota de Ferro e fundou sua própria equipe, os Vingadores Sombrios em Dark Avengers 1 (2009). Ele se mostrou um virtuoso herói em público, manipulando a opinião pública enquanto arquitetava seus planos para manter-se no poder. Contudo, Osborn encontrou alguém tão manipulador e ardiloso quanto ele, quando Loki fez com que atacasse o reino de Asgard. Foi quando sua máscara caiu e, junto com ela, toda sua equipe de Vingadores Sombrios.

5) Homem de Ferro: Um dos mais bem sucedidos homens de negócio de sua geraçãoEdu 05 e o cabeça de sua própria companhia, Tony Stark é um homem respeitado e digno de confiança, mas não significa que sua capacidade de liderança se estenda para todos os campos. Apesar de estar presente desde a fundação da equipe – ele assumiu a liderança em Avengers 2 (1963) – e cuidar da retaguarda da equipe, tanto financeira quanto politicamente, o ego elevado de Stark já se mostrara um grave empecilho. Mas é exatamente isso que faz as histórias em que o Cabeça de Lata lidera a equipe serem tão divertidas.

4) Vespa: Janet Van Dyne também está na equipe desde sua fundação, mas antes ela era uma menina rica mimada recéEdu 04m-saída da adolescência e mais preocupada com a paquera do que em construir uma reputação heroica. No entanto, a Vespa cresceu – sem trocadilhos! – ao longo dos anos. Com uma tumultuada vida conjugal, Jan aprendeu a lidar com o machismo de seu marido  Hank Pym, o que lhe ajudou a manter o pulso firme, mesmo lidando com cascas grossas como Hércules e Namor. Ela assumiu a liderança da equipe em Avengers 217 (1982) e tem o mérito de conduzir a equipe a enfrentar desde ameaças intergalácticas até os Mestres do Terror.

Edu 033) Gavião Arqueiro: Quando se juntou aos Vingadores pela primeira vez, ninguém imaginaria que Clint Barton poderia liderar o grupo, exceto ele mesmo. Com seu temperamento “esquentadinho”, constantemente desafiava as ordens do Capitão América e era o último indicado para uma função que exige temperança e maturidade. Mas ele amadureceu, casou com Harpia e, quando os Vingadores decidiram fundar uma facção na Costa Oeste, o Gavião foi o escolhido para ser o líder. Deu tão certo que ele deixou a equipe tempos depois para liderar os Thunderbolts, grupo de ex-vilões em busca de uma nova oportunidade. O papel ideal para quem também esteve do outro lado da lei e teve sua segunda chance.

Edu 022) Luke Cage: Após a cisão na comunidade heroica causada pela Guerra Civil, um grupo clandestino de Vingadores foi
formado e Luke Cage foi aceito como líder meio que naturalmente, sem qualquer eleição. Eram tempos sombrios, em que fazer a coisa certa era mais difícil do que o normal (New Avengers 27, de 2007). Quando tudo se resolveu, o próprio Capitão América deu a Luke Cage a chave da Mansão dos Edu 01Vingadores, para que ele fizesse o que bem entendesse. Toda essa confiança é resultado da experiência adquirida desde quando era Herói de Aluguel e, depois de passar um período mantendo o Homem-Aranha e Wolverine na linha, Luke fundou uma nova equipe de Vingadores, formada em sua maioria por heróis afrodescendentes e já deu um pé na bunda do Homem-Aranha Superior, mostrando quem é que manda no pedaço.

1) Capitão América: Tecnicamente, ele não é um membro fundador dos Vingadores, mas está na equipe desde o princípio. E foi com sua chegada ao grupo que os Vingadores alcançaram, inegavelmente, o status de Maiores Heróis da Terra. Com coragem, disciplina e a habilidade inata para servir de inspiração, o Capitão tem os ingredientes necessários para um bom líder. Qualquer formação do grupo que tenha contado com sua presença, seja como líder ou não, se beneficiou de sua presença, experiência e capacidade. O Capitão América é o cara! Sua primeira atuação como líder da equipe aconteceu em Avengers 16 (1965).

EduEduardo Marchiori é jornalista e leitor de quadrinhos desde a mais tenra idade. Escreve para as revistas Mundo dos Super-Heróis e Mundo Nerd e é responsável pelo blog Raio X (http://mutantexis.wordpress.com), também voltado à cultura pop
Anúncios

Um comentário sobre “RANKING: Os dez melhores líderes dos Vingadores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s