O Pasteleiro Louco: nossa opinião sobre O CAVALEIRO DAS TREVAS 3, de Frank Miller!

sup__span

O que podemos esperar do novo capítulo das aventuras do Batman cinquentão?

Pelos Pasteleiros

Após meses de boatos, a DC Comics finalmente anunciou que lançará um novo capítulo da saga do Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller, que apresenta um Batman cinquentão tentando trazer ordem ao caos em que o mundo se tornou. Apesar de o primeiro volume, lançado em 1985, ser considerado um dos maiores clássicos dos quadrinhos modernos, uma continuação lançada em 2001, O Cavaleiro das Trevas Ataca Novamente, foi mal recebida pela maioria dos leitores. Agora, o anúncio de uma nova série em oito edições quinzenais, chamada The Dark Knight III: The Master Race (ou O Cavaleiro das Trevas III: A Raça Superior, em tradução livre), planejada para o final deste ano e coescrita por Brian Azzarello (de 100 Balas) criou rebuliço entre os fãs de quadrinhos e, principalmente, do Homem-Morcego.

Já que a equipe d’O Pastel Nerd é um bando de nerds que gosta de opinar sobre tudo, convocamos todos os pasteleiros a compartilharem sua opinião sobre o anúncio da nova HQ – e a maioria disse a mesma coisa, mesmo sem saber o que os outros pensavam. Leia abaixo e deixe a sua opinião nos comentários.

539990-batrobFábio Ochôa: Esse é o tipo de coisa que eu realmente não entendo. Coisas tão definidoras quanto O Cavaleiro das Trevas e Watchmen tiveram impacto porque ninguém espera por elas. Elas surgiram naturalmente, são filhos do seu tempo e das necessidades criativas de sua época. Querer fazer um Cavaleiro das Trevas 2, 3, 4 é um esforço inútil, é artificial, nunca vai ter o mesmo impacto do original pelo simples fato que o original já existe, foi inovador, inesperado e quebrou uma série de convenções estabelecidas em sua época, para o bem e para o mal. Simplesmente não vai ser a mesma coisa. Deixe o morto descansar em paz. Pode ser uma boa história? Pode (embora, dado o histórico recente de Frank Miller, acho mais fácil nascer um sexto dedo no meu pé), mas também é uma iniciativa tão artisticamente íntegra e digna do legado do original quanto um cassino de Las Vegas. Só não entendo por que o “3”… Existiu um Cavaleiro das Trevas 2? Digo, REALMENTE existiu?

Maurício Muniz: Sinceramente, depois de O Cavaleiro das Trevas Ataca Novamente, quem faz questão de mais um capítulo da Frank+Miller+Sin+City+Dame+Kill+Premieres+NqDRu767diGlsaga? E a equipe anunciada, pra mim, não empolga: Miller (que hoje, infelizmente, parece mais o Gollum) não faz nada interessante há anos e Azzarello raramente acerta, na minha opinião – perdi a empolgação até por 100 Balas ali pelo meio da série. Pode ser um projeto bacana, mas só saberemos lendo. Porém, está óbvio que a série surge como uma ação mercadológica para aproveitar o lançamento de Batman V Superman em 2016 e não exatamente uma trama que surgiu naturalmente. Mas, se for bom, terei um buraco na coleção: Cavaleiro das Trevas ficará na estante ao lado do 3. O 2 continuará ausente, considerado como “traídor mandado para fuzilamento”. De qualquer maneira, até provem o contrário… o novo projeto me parece desnecessário.

the-dark-knight-strikes-again-1-pg74Gustavo Daher: Confesso que eu sou a pessoa que gosta do Cavaleiro das Trevas 2. Entendo essa HQ como uma grande chacota por parte do Frank Miller após a DC lhe oferecer uma enorme quantia de dinheiro para a realização de uma sequência desnecessária. Lição aprendida? Claro que não! Estamos falando da DC, porra! Aguardo ansiosamente essa nova HQ e estou bastante curioso pra ver o que o doido do Miller vai aprontar. Parece-me que colocaram o Azzarello para tentar “segurar as pontas” do Miller ou até como um plano B, já que a saúde dele anda bem fragilizada. A única coisa que espero que não seja o tema principal dessa nova mini-série é uma nova briga do Batman com o Super-Homem, porque isso já encheu o saco (nessas histórias, eu sempre torço pro Super-Homem matar o Batman).24120d_41f50dbb5b744b388c5e4435598f04cf

Ben Santana: Podemos nos perguntar: é necessário um Dark Knight III? Será que vai ser bom? Sempre prefiro ver primeiro para depois emitir qualquer juízo de valores. Mas… sim, acho desnecessário e que não vai ser bom. Mas posso estar enganado. Na verdade, ESPERO de todo coração estar enganado. Infelizmente, DK III pode ser a última obra de Frank Miller. E fechará um ciclo. Em todos os sentidos.

the-dark-knight-strikes-again-1-pg761Eduardo Marchiori: Depois da bomba que foi DK II, não espero grande coisa desta terceira aventura. A editora e o próprio autor já deveriam ter aprendido que repintar a Mona Lisa é impossível, além de ser uma heresia. Então, por que mexer – de novo – numa obra tão perfeita? Sem contar que Miller não está mais no seus melhores dias e nem mesmo é capaz de cumprir prazos – os constantes atrasos de DK II já comprovaram isso. A impressão que fica é que a DC, na falta de material de qualidade, resolveu retomar os grandes projetos do passado – lembram de Antes de Watchmen? – para ganhar uns dólares em cima da franquia. Pelos nomes envolvidos, que são inegavelmente artistas de peso, creio que a HQ chamará a atenção necessária, principalmente porque terá o background dos 30 anos da primeira minissérie (que certamente será relançada em “edição definitiva” pela zilionésima vez), mas não terá o mesmo impacto, nem uma trama consistente o suficiente para se tornar um clássico. Espero estar errado.

Wilson Simonetto: Meu sentimento inicial é de um medo tremendo. Cavaleiro das Trevas foi, para mim, fdekk1um marco dos quadrinhos e tinha muita expectativa para a continuação que acabou sendo uma baita decepção, principalmente em relação à arte. Mas, por outro lado, pode ser uma oportunidade de redenção, principalmente com Azzarello junto na empreitada, o que pode trazer um gás para a série. Miller foi e é um dos meus ídolos dos quadrinhos mas, ele perdeu a mão nos últimos anos. Quem sabe seremos surpreendidos (positivamente). Vamos manter os dedos cruzados e, quem sabe, teremos uma boa surpresa.

Carlos Alberto Bárbaro: A publicação anunciada de Cavaleiro das Trevas 3 é como a publicação realizada de Cavaleiro das Trevas 2: desnecessária. Cavaleiro das Trevas, supunha-se, era a história final do Batman. É possível fazer outras histórias finais do Batman, mas é triste tornar histórias finais de qualquer personagem em uma série regular. Não tem sentido.

 E essa foi a nossa opinião. Enquanto nos preparamos para bloquear o Gustavo Daher coletivamente no Facebook (como assim ele gostou do Cavaleiro das Trevas 2?!!!), aguardamos seus comentários e expectativas sobre a nova obra de Frank Smeagol.

dk-trilogy

 

6 comentários sobre “O Pasteleiro Louco: nossa opinião sobre O CAVALEIRO DAS TREVAS 3, de Frank Miller!

  1. Realmente, gostar de DK 2 força muito meu lado trash.
    Sem dúvida Frank Miller deve estar reformando sua casa, e precisando de $$$.
    Mas não nego que gostei dos prequels de Watchmen, e compraria um Watchmen 2.

    Curtir

  2. Eu gostei de uma ou outra idéia no DK2. E olhe lá!
    Por exemplo o lance do Serial Killer que está matando os heróis (até chegar no terrível climax bat-brochante da luta contra o Dick…) e mostrar que katzo aconteceu com os outros heróis (o homem-borracha psicopata foi demais, hehe).
    Tirando isso, DK2 destrói tudo que havia de bom no DK1, nem mesmo a nova luta contra o Superman ou contra o Lex presidente valeram a pena…

    Curtir

  3. O grande problema com DK II é o nome. Se a HQ não for lida como uma sequência do original, creio que muitas de suas qualidades apareceriam mais facilmente. Eu gosto muito de inovações na narrativa, da sínteses do traço e até de algumas caracterizações dos personagens. O problema é a sombra da magnum opus dos comics.

    Quanto ao III, bem, Miller não é “somente” o grande autor dos comics de SH, sua obra e atuação criaram o mercado e a cultura das HQs na América como os temos hoje. E ele tem passado por maus bocados. Sérios maus bocados. Tanto que refugiou sua personalidade em uma caricatura de seus personagens.

    Sinceramente, por tudo isso e pelo impacto que teve em minha vida, eu seria muito ingrato se agora não apoiasse qualquer tentativa dele de “go out with a lion’s roar!”

    Curtir

  4. Cada obra é fruto do seu tempo, Dk sempre vai ser insuperável, pala critica social comtida em seu texto, e arte, DKII , quado lido de forma isolada ser torna aceitável ,mas somente se for lido sem expectativas com relação ao primeiro, o que é praticamente um impossibilidade se você for leitor de HQ’S, oque esperar de um DKIII? talvez se não estiver esperando nada a surpresa seja agradável,sem expectativas, agora se esperar alguma coisa a decepção é certa.

    Curtir

Deixe um comentário